Serviços de Educação Especial
Sala de Aprendizagens Funcionais [SAF.A.1]

Esta sala é frequentada por alunos integrados em turmas do 2.º e 3.º CEB, com deficits cognitivos considerados moderados ou graves, e que implicam limitações significativas na atividade e participação.

Beneficiam de um currículo específico individual [alínea e) do nº 2 do art.º 16 do Decreto‑Lei 3/08, de 7 de janeiro].

Nesta sala, desenvolvem atividades com caráter funcional previstas no seu programa educativo individual.

Estas atividades são desenvolvidas por um Professor de Educação Especial e Professores a quem foram atribuídas horas de lecionação neste projeto.

Sala Arco-Íris [Sala 4.A.0]

A publicação do Decreto-lei n.º3/2008 veio redefinir os princípios, a organização e os apoios especializados a prestar às crianças com necessidades de educação especial de caráter permanente.

Neste contexto, tornou-se inevitável uma reformulação dos modelos de atendimento e a necessidade de concentrar recursos humanos e materiais de forma a viabilizar o apoio adequado para a educação de alunos com multideficiência.

A necessidade deste agrupamento promover as respostas adequadas de um aluno, aliado ao desafio da autarquia local para nos tornarmos uma escola de referência para estes alunos no concelho de Sintra, dada a nossa localização, redes de transportes, formação especializada e empenho pela inovação dos órgãos de gestão, constituíram fatores de motivação para este projeto.

A unidade de apoio especializado para a educação de alunos com multideficiência destina-se a alunos do agrupamento ou agrupamentos próximos no concelho de Sintra que manifestem essas problemáticas.

 

Professora Responsável – Isabel Parente